Foto: Guilherme Borges (Diário)
Grupo de empresários, militares e pesquisadores quer promover a interação em busca do desenvolvimento tecnológico no setor de defesa em Santa Maria e região
Com o objetivo de somar esforços e contribuir para a interação e desenvolvimento de setores estratégicos de Santa Maria, foi apresentado, na última sexta-feira, no auditório do Diário, o Projeto Sou Defesa. A iniciativa propõe a interação de conhecimento, de tecnologia e ações que contribuam para o fortalecimento da cidade e da região. Participaram do evento empresários, pesquisadores e militares.
O general da reserva Carlos Bolivar Goellner, que foi titular do Comando Militar do Sul e estava presente ao evento, destaca que é preciso agregar o conhecimento produzido nas instituições de Ensino Superior - em especial, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - com as demandas das Forças Armadas e de outros setores da segurança, como Defesa Civil e bombeiros.
Governador abre a colheita da soja em Tupanciretã e comemora safra
- Hoje, a simulação é fundamental na preparação dos militares, pois alia alta tecnologia e racionalização de recursos. E isso pode ser ampliado para outras áreas. A cidade tem um grande potencial, que precisa ser melhor explorado - explica.
O general Bolivar destaca, nesse sentido, os investimentos na criação do Centro de Adestramento Sul (CA-Sul) e, paralelamente, o desenvolvimento de tecnologia tanto pela UFSM, quanto por empresas privadas voltadas ao setor. Ele destaca que, na área de simulação, por exemplo, há possibilidade de se ampliar as iniciativas para o treinamento de equipes de Defesa Civil e de bombeiros para atuação em tragédias, por exemplo.
Para o tenente-brigadeiro do ar Nivaldo Luiz Rossato, que comandou a Força Aérea Brasileira (FAB), que também participou do evento, Santa Maria ainda tem muito a melhorar no que se refere à multiplicação do conhecimento e das possibilidades.
- O município tem potencial, mas ainda está atrasado no que se refere a explorar e aproveitar as oportunidades que tem. É preciso uma atuação conjunta de todos os setores da comunidade para promover esse desenvolvimento - destaca.
Durante o encontro, vários assuntos ligados às áreas de defesa e da tecnologia foram discutidos. Entre eles, a criação do Parque Tecnológico do Agronegócio, que está sendo coordenado pela UFSM e que foi apresentado no InovaBra, espaço de tecnologia da Fundação Bradesco, em São Paulo. Também foi discutida a participação de Santa Maria, por meio da unidade local da KMW, na LAAD Defence & Security 2019 - Feira Internacional de Defesa e Segurança. O evento ocorrerá neste mês de abril, no Rio de Janeiro, e apresentará as principais novidades do setor de defesa.